Avaliando a concorrência para o sucesso do seu negócio de comércio eletrônico

A menos que você realmente esteja no nicho da bandana equina, você terá competição e provavelmente muito dela. Mas não é tão assustador quanto parece. Na verdade, a maioria das pessoas está se debatendo em seu novo negócio de comércio eletrônico assim como você, e mesmo aqueles que têm seu doo-doo juntos, você pode aprender alguma coisa.

Então, só porque existem outros competindo no mesmo nicho, não pense que você não será capaz de competir. Em vez disso, encare isso como um desafio e, mais importante, pense em algo único que você possa fazer ou fornecer que faria as pessoas quererem vir e fazer compras com você.

Como saber quem é a concorrência

Se você quiser avaliar a competição, primeiro precisa saber quem é essa competição. Se você vende tênis, pode apostar que as lojas de atletismo, lojas de departamentos, vendedores de calçados online menores e sites de descontos serão todos seus concorrentes. Mesmo que você não venda sapatos, pode contar com a concorrência da Amazon em quase todos os produtos do mundo real que você possa imaginar. Existem apenas algumas tortas nas quais eles ainda não enfiaram os dedos, e é apenas uma questão de tempo.

Mas e se você vender algo que não seja tão fácil de definir a concorrência? Bem, vamos voltar à fiel bandana, também conhecida como ‘do rag. Algumas pessoas também os chamam de lenços e tanto os homens quanto as mulheres os usam, geralmente na cabeça. Uma rápida pesquisa no Google irá mostrar que alguns dos principais concorrentes para ‘bandana’ são algumas lojas bem conhecidas do mundo real, como Hobby Lobby e Michaels. Claro, a Amazon está no topo dos resultados da pesquisa para este termo específico. Eles geralmente são.

Felizmente, você não está tentando competir por bandanas. Você vai fazer uma lista de palavras-chave que as pessoas usam quando procuram um tipo específico de bandana. Para saber o que as pessoas estão digitando, você tem dois métodos testados e aprovados. O primeiro é o método de preenchimento automático do Google.

Usando o Google Instant para identificar seus produtos e concorrentes

Se você ativou a pesquisa instantânea do Google (também conhecida como preenchimento automático), poderá ver sugestões enquanto digita. É como se o Google estivesse convencido de que você não sabe o que está tentando digitar no campo de pesquisa. Mesmo assim, é uma ótima maneira de você ver o que as pessoas estão procurando e, depois, quais empresas estão fornecendo esses produtos.

Então, se você fosse usar a Pesquisa Instantânea do Google quando se tratasse de bandanas, você poderia começar digitando a palavra ‘bandana’. Infelizmente, este exemplo não se presta bem à demonstração porque a maioria dos termos descritivos que restringiram sua seleção de bandana aparece antes da palavra, não depois.

No entanto, você ainda pode usar o Google Instant para ter algumas ideias, digitando uma frase descritiva e a palavra ‘bandana’ e depois vendo o que mais aparece. Por exemplo, se você digitar ‘bandana de listra de tigre’ no Google Instant, poderá notar que ‘bandana de camo’ aparece muito.

Depois de determinar algumas das palavras-chave que descrevem produtos semelhantes aos que você vai vender, a próxima etapa é ver quem está vendendo com essas palavras-chave. É importante distinguir que, embora você possa usar esse método para encontrar palavras-chave para seu próprio site ou até mesmo para encontrar um produto de nicho específico para vender, o objetivo aqui é simplesmente ver que tipo de concorrentes estão no campo usando palavras-chave relacionadas.

O ideal é que você não encontre muitos (leia-se: espero que nenhum) concorrentes que estejam vendendo exatamente o que você, mas se olhar alguns dos produtos relacionados, poderá desenvolver uma imagem da concorrência.

Usando o planejador de palavras-chave do Google para determinar concorrentes

Se você está em um negócio de comércio eletrônico, terá concorrentes tentando se classificar por palavras-chave como você. É provável que eles tenham desenvolvido sua estratégia usando o Google Keywords Planner. Portanto, se você puder usá-lo para obter alguns dos termos de pesquisa mais populares relacionados ao seu nicho específico, poderá ver que tipo de concorrência existe.

Tudo o que você precisa fazer é digitar algo relacionado à sua palavra-chave e ver que tipo de palavra-chave aparece. Você deseja usar a parte “Obter ideias de palavras-chave” do planejador e, se não estiver familiarizado com como usar a ferramenta, o Google oferece uma seção de tutorial abrangente.

Verificando a concorrência

Em qualquer um desses casos, você vai acabar tendo resultados de pesquisa de empresas que vendem a mesma coisa que você. O que você deseja procurar são lojas de comércio eletrônico reais que vendem produtos. Se você encontrar um blog que está falando sobre bandanas (ou qualquer que seja o seu produto) e tiver itens afiliados da Amazon disponíveis na barra lateral, ignore-o. Você só deseja avaliar sites de comércio eletrônico que sejam pelo menos tão sérios quanto o seu site do Shopify.

Faça uma lista dos concorrentes que aparecem repetidamente quando você tenta várias palavras-chave relacionadas. Essas empresas – mesmo que não vendam exatamente a mesma coisa que você – vão ser contra quem você está competindo – pelo menos pelas palavras-chave mais populares. Você pode se classificar no topo de uma pesquisa para um nicho específico de pesquisa (bandanas de design equino, alguém?), mas isso não significa que você receberá tráfego. Você deseja descobrir quem está competindo contra você por palavras-chave que realmente geram tráfego.

Avaliando essa competição

A última coisa que você vai fazer é decidir o quanto essa competição realmente representa uma ameaça para você. Esta é realmente uma das coisas mais fáceis de fazer com a internet, porque o marketing da internet é um negócio tão próspero que existem literalmente centenas de milhares de ferramentas de marketing que permitem que você dê uma olhada no que os outros caras estão fazendo.

Você deve se lembrar que o pagerank de um site costumava ser um grande negócio. Agora, não é necessariamente um indicador de quão forte é um site (embora você não possa descartá-lo completamente) e os backlinks são da mesma forma. Você costumava ser capaz de dizer exatamente como seria capaz de superar um site ao segmentar as mesmas palavras-chave e obter mais backlinks do que eles tinham.

Agora, o Google mudou seu algoritmo drasticamente. Mas você ainda pode avaliar a força de uma empresa examinando alguns dos outros fatores existentes. Por exemplo: o Google adora quando você tem conteúdo em seu site – e quanto mais conteúdo de alta qualidade, melhor.

Se você tem um blog que publica artigos de qualidade regularmente, estará pronto para ser considerado um especialista nesse campo específico. O mundo do SEO e da avaliação da força de um site é uma indústria em si, mas se você aprender o que torna um site forte, poderá torná-lo ainda mais forte e ficar acima da concorrência.

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